quarta-feira, 2 de maio de 2007

Déja-vus


Sinto-me a Carrie, do Sexo e a Cidade. Isto porque estou "a trabalhar" (entre outras coisas) no meu portátil, na biblioteca do ISPA, virada para a janela com vista para o rio e a pensar em relações. Muito déja-vu... Estava aqui toda inspirada, mas alguém resolveu mexer na ficha e desligar o meu computador, que é tão rápido e eficiente que levou 15 minutos a reanimar, e eu sou tão rápida e eficiente que me esqueci de tudo o que ia escrever.
Estava em animada conversa com a Vanessa, via virtual, e a chegar a algumas das minhas brilhantes teorias ("As Teorias das Júlios e das Marias", publicação está para breve). Isto porque é muito mais fácil analisar quando estamos de fora, quando não somos mais do que a ouvinte das crises, ainda que sempre espantada com as vicissitudes das ligações entre as pessoas, com os encontros, desencontros, reencontros. Interessada pela complexidade das relações que vejo acontecer ao pé de mim. Vejo as relações á distância (física), das quais há tanto para dizer que mais vale não dizer nada..até porque não sou propriamente um Ás neste departamento, ainda que tenha aprendido uma coisinha ou outra e desenvolvido uma data de teorias. Ainda assim são mais fáceis do que aquelas em que as pessoas estão lado a lado, tão perto, mas têm um mundo entre elas. Olham-se mas não se vêem, falam-se mas não se ouvem, a distância é muito maior e não hã avião para a encurtar. Vejo as segundas tentativas, as terceiras, as quartas, as já perdi o número até que simplesmente gastámos as palavras e vejo os pedidos de desculpa interesseiros que chegam sete anos depois (what goes around, comes around), mas que ainda assim ajudam um bocadinho o ego. Vejo e identifico-me com histórias que de tão diferentes se tornam iguais: outros actores, outros cenários, outros momentos, mas o mesmo sentimento de finalidade, de egoísmo, de busca pela liberdade, pelo crescimento, pelo descobrimento, pelo friozinho na barriga, pela novidade.
O que é que se passa com esta Primavera?! Com os campos em flor, as abelhas e as borboletas, os passeios românticos, os novos amores, as paixões, os olhares comilões, os sorrisos marotos... Pessoal, vamos lá a animar!! Ainda temos mais de um mês até ao Verão para aproveitar a época das alergias, do pólen voador, dos narizes atacados. Um "BOA SORTE" para todos!

9 comentários:

Anónimo disse...

essas tuas palavras..acredita que me ajudam....sinto o mesmo que tu..mas o problema e as nuvens gigantes cinzentas e pesadas que ai andam pelo ceu e que muitas vezes,ultimamente, teimam em nao sair de la mesmo que chova torrencialmente..mas o sol acaba sempre por brilhar portanto a esperança continua a existir e quem melhor do que, pelo menos, nos as duas para o provar=)?!gosto mesmo de ti juli e por muito triste que varias coisas me deixem ficar hoje em dia quando olho pa tras...o facto de tu tares aqui e ver que afinal nao foi assim tao em vao, tu e outras pessoas que acho que nao preciso de nomear, faz me sorrir de novo e continuar em frente...tudo a seu tempo, dar tempo ao tempo e what goes around comes around bjooo princesa das laranjeiras cê é lindaa sabia?

Anónimo disse...

bem...está um texto mesmo giro (sim, sempre achei que se devia elogiar o maximo alguem quando este merece).anyways..fui mencionada again..hehe..gosto disso!Mas n era disto q eu keria dizer..
o q queria dizer ek ando trist (alias, calculo q tenha sido uma das inspiraçoes do teu texto) e q n ha nada a fazer..mas pior q eu estao aqueles q andam tristes e nao tem uma julio com quem combinar cs..com kem falar perto do rio.com quem comer parras no chique de belem..sim..acho q talvez nao te mostre - nestas alturas principalmente - o quanto estas nossas conversas significam. Es das poucas pessoas com quem eu sei que "entro" triste, mas "saio" ~..ora, menos triste!Es unica e especial e quero que se mantenha sempre assim. Desculpa as minhas crises, mas n ha nada a faezr, sou eu, como sabes! Adorava nao ficar trist por causa de atrasados mentais..ou simplesmente porque o namorado "cagou", mas nao consigo! E nestas alturas entras tu:) and my world gets better..and my smile becomes brighter!
gosto de ti..de todas as maneiras e feitios..e nao me imagino ctg longe (sim, barça foi complicado..mas p que servem visitas , internets e telefones?)..adoro t ju. No entanto, acho q nunca t vou conseguir mostrar o quanto!obrigado por tudo!:)
un bacio

Anónimo disse...

Apesar de não ser directamente mencionada como a ilustre comentadora anterior(a minha querida anónima!!) também me revejo nas entrelinhas... bolas jules! está a ser um exercício da profissão demasiado prematuro, hein? Mas o que é que hei-de fazer? Sabes que não sou muito de grandes reuniões ao estilo cliché americano "hi!my name is...and i've got a problem. let´s share..". lol.Mas não sei pk, (até sei..!!) transmites-me tanta confiança, familiaridade.. posso simplesmente SER contigo. E por muito emaranhado, cheio de nós que o discurso saia, sei que de uma maneira ou de outra encontro um bocadinho de paz neste lugarzinho seguro k tenho(acabaste de ser promovida a lugar!no sentido metafísico,claro,n de coisa!lol.esquece..!).
E está-me a custar bastante saber k daki a uns mesinhos.. j'irais...enfim!!
Sim, bora lá respirar a Primavera, os passeios, a areia da praia já a pedir insistentemente para ser pisada...calma Verão!!
adoro-te sunshine!!beijinhos
Ah!é o meu texto preferido acho... Bravo cherie!

Anónimo disse...

bom... q dizer destas palavras? maravilhosas =) q escreves bem já tu sabes, mas apetece-me dizer-to outra vez.
tens sido assim uma surpresa agradável, aquela que na verdade não esperava de maneira nenhuma, que bom que é ter assim uma amizade. está a crescer, é verdade, mas sabe mesmo bem assistir a amizades como a nossa! verdadeira em sentimentos e sem muita vergonha de admitir que sem os amigos não somos nada e que em momentos de desespero só mesmo a esperança de alguém que nos possa ouvir é a salvação!
obrigada por me ouvires, pelas tuas opiniões e compreensão... obrigada pela referência no teu texto (relações à distância! puf)...
beijinho grande e continua! BOA SORTE tb p ti ;)

Pedro disse...

por norma não costumo comentar posts porque considero que estes servem unicamente para o autor,neste caso autora, "soltar o que lhe vai na alma" e como tal não tenho nada de comentar..
Contudo, este não podia deixar de comentar até porque nem preciso de falar cntg, para perceber que estou ai visado! ;)
De referir também o meu agrado com "olhares comilões" ou os "sorrisos marotos", agora começo a perceber melhor os nossos momentos de silêncio a dois! ahaha
Mts bjs e parabéns pelo post!

Deb disse...

ta mesmo bom.

Rit@ disse...

Através de um post sobre "predadores portugueses" ( ou "latin lovers de trazer por casa")vim conhecer mais um blog para adicionar à minha lista de leituras diárias.
Parabéns Catarina. Gostei muito das linhas que aqui encontrei.

Beijinhos,

a irmã do caçador serafinense

Anónimo disse...

Só tu sabes como isto tudo que escreveste tem tudo a ver comigo!! e inexplicavel..so nos sabemos o momento pk estamos a passar, e como isso e importante p o nosso futuro!!enfim!! bora viver a primavera e o verão e todas as estações com o maior sorriso na cara:) n kero dizer o meu nome, m tu sabes kem eu sou:p lol beijinhos

Anónimo disse...

De facto, é imposivel n nos indentificarmos com as tuas palavras...é mto bom termos alguem...mas faz-nos tb muitissimos bem estarmos sós! permito-nos ligar os sensores q ás vezes passam mto tempo desligados, e apercebermo-nos e aprendermos com todos os q nos rodeiam coisas q mais tarde nos irão ser uteis.....pq no fundo somos todos diferentes mas tao iguais ao mesmo tempo...um beijo