quarta-feira, 13 de junho de 2007

Santos Populares










Ás vezes a beleza não é limpa, arrumada, chique. Ás vezes a beleza (para mim, quase sempre) é confusa, imperfeita, imprevisível, louca. Assim são os Santos, a noite de 12 para 13 de Junho em que Lisboa sai á rua na sua melhor forma e baila ao som da sua música pelos seus bairros mais típicos. Aquela noite em que se passeia por zonas da cidade que parecem tão inatingiveis em todas as outras noites, que parecem sempre tão despidas da vida de Lisboa moderna e se enchem de alegria e vida e gente. É quando se dança sem vergonha ao som de Quim Barreiros enquanto se come uma sardinha com as mãos. É a noite que todos os lisboetas esperam durante todo o ano, porque é uma noite sem igual, em que nos permitimos ser povinho, em que temos orgulho de ser povinho.
Encontramo-nos em São Sebastião, preparados para andar o resto da noite. Descer a Av. da Liberdade enquanto desfilam as marchas, embora nunca as tenha visto, e começar a subir a colina, para sentar nas escadinhas duma Igreja a comer caldo verde, sardinhas e chouriço. Tirar a foto dos Santos que, por o meu blog não ter bolinha vermelha ao canto, não posso pôr aqui, e começar a sentir a noite popular. Subir para a Graça, sentar junto ao miradouro e partilhar novidades, que levam sempre (não sei porquê!!!!!) a que toda a gente se parta a rir!
Já temos a música da noite: "A gente vai jantar depois da uma, depois da uma, depois da uma", que nos parece inocente demais para o artista, até nos explicarem que o "da" leva acento...O belo do trocadilho, a lingua portuguesa e os seus esconderijos.
Começar uma moda (faz de conta): "CAROLINA, VAI TER Á SÉ!!!", e depois outra "work, work, work, war, war, war, war, woooooork, waaaaaaar". E ter aquela chatice da noite, aquele vestigio que nos dá razão, que fortalece as nossas certezas. A má decisão de passar para a colina do Bairro Alto que levou a Flores a levar porrada psicológica e a Diana a levar um soco no olho. Ir para o Adamastor só para voltar para trás, encontro no Camões com festa brasileira á mistura e um bocadinho de cenas hardcore. E mesmo assim, foi a melhor noite de Santos de sempre.
Para o ano há mais!

1 comentário:

Deb disse...

foi a primeira vez que falhei os santos ;(;(;(
até recebi um manjerico e um Santo António em casa!!! :D