domingo, 21 de janeiro de 2007

Porque faz parte de mim, ou Psicologia

A Psicologia é a ciência que estuda a mente, sejam os seus processos internos - pensamentos, sentimentos, emoções, inconsciente - ou os seus processos externos - comportamento, atitudes, conduta. A Ciência é o conhecimento o que engloba verdades gerais ou a operação de leis gerais especialmente obtidas e testadas através do método científico. Assim a Psicologia foi considerada ciência quando, em 1879, Wundt criou o primeiro laboratório de estudos humanos e pôde aplicar o método científico - conjunto de regras básicas para um cientista desenvolver uma experiência a fim de produzir conhecimento - a este estudo.
A primeira força da Psicologia surge no início de séc XX pelas mãos de Watson, e dá pelo nome de Behaviorismo. Associados a esta corrente surgem nomes como Ivan Pavlov(e os seus cachorros), em cujas experiências se baseia o Comportamentalismo, Burrhus Skinner, que criou a Skinner-box, e Albert Bandura. O behaviorismo afirma que a simples observação do comportamento é a melhor forma de investigar os processos mentais, pretendendo prever e controlar o comportamento. Não inclui a pessoa enquanto ser com vontade no processo, e reduz-nos ás respostas que damos a determinado estimulo.
A segunda potência da Psicologia é a Psicanálise, criada por Freud, e desenvolvida por Anna Freud, Melanie Klein, Carl Jung, entre outros. Esta corrente tenta encontrar relação entre o material inconsciente e os processos mentais do paciente. O sujeito é convidado a dizer tudo o que lhe venha á cabeça, sem bloqueios, e o terapeuta, através da livre associação e da análise de transferência, interpreta o que o paciente diz. Como inovações da Psicanálise destacam-se o conceito de inconsciente (que já existia mas que adquiriu uma nova forma), de pulsões inconscientes, determinantes e explicativos da nossa conduta, e repressão, processo através do qual se negam esses desejos inconscientes. Embora já haja um contacto directo com a pessoa, esta é reduzida aos seus impulsos inconscientes, sobre os quais não tem controlo.
No final da década de 50 do século passado Maslow, Rogers e outros reunem-se para discutir a necessidade de uma psicologia mais humanista, que encare o homem como um todo, como um ser com vontade e liberdade. Surge a Psicologia Humanista, terceira força da Psicologia, que se vem opôr ao reducionismo do Behaviorismo e da Psicanálise. Tem bases no pensamento Existencialista, que tenta compreender o fundamental da condição humana, na Fenomenologia, que não separa os fenómenos internos da pessoa, na psicologia da Gestalt, que tem uma visão holista do homem e no Pragmatismo, que acredita que o homem tem poder de acção e de alterar os limites da sua condição humana. A Psicologia Humanista tem uma visão construtivista e positiva do ser humano e da sua capacidade para criar a sua vida. Valoriza as qualidades humanas como a escolha, a criatividade, a criação, a liberdade. Existem vários autores e modelos psicoterapêuticos que defendem os postulados da Psicologia Humanista. Destacam-se Carl Rogers, um dos principais criadores, e Viktor Frankl, um sobrevivente do Holocausto. Carl Rogers acreditava na força e bondade de cada pessoa, e que as pessoas têm as respostas para os seus problemas, desenvolvendo a Aproximação Centrada na Pessoa. Rogers vê o paciente como um ser único que procura a auto-realização. Viktor Frankl propôs a Logoterapia, que pretende ajudar a pessoa a encontrar o seu sentido de vida. Vê o homem como um ser livre, responsável, com uma existência espiritual e com valores. O mais profundo dinamismo do ser humano é o desejo de um sentido, que é construído por si mesmo.O homem da Psicologia Humanista é livre, é um sistema aberto em constante construção, com uma liberdade de escolha que lhe permite construir o seu modelo de vida, é um ser com criatividade e com poder de criação, que procura e influi o seu sentido de vida.
Eu gosto deste homem. Só tive contacto com a Psicologia Humanista este ano. Neste momento é a teoria com a qual me identifico mais. Tenho exame disto, amanhã. Acho que estou preparada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bolas!! Que esfregadela mental!! E eu que vinha cá espreitar para ver se tinha uma folguinha da minha hibernação-queimapestanas-devoralivros-intensiva!! Mas sempre é diferente das minhas teorias clássicas, neo-clássicas, roxinianas do conceito de crime... Vê se tratas de lhes perceber as suas twisted minds, para juntarmos as nossas ciências e arranjarmos uma solução... Sim? Senão depois vem a Florzinha e tb lhes trata da saúde com um Xanaxzinho, n há prob!!
Enfim... Força para esta tua nova aventura. Pelo seu início auguro já criações (k artístico!!) dignas de mais espreitadelas!! Pode n ser uma ideia original, cm alg já disse... mas é preciso coragem e p isso parabéns babe!!
Beijinhosss