quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Erasmus


"Risas y llantos, nervios, nuevas responsabilidades, nuevos amigos, nuevo idioma... Así es el Erasmus."


Fosse só isso e não seria tão difícil pensar que daqui a três semanas volto a Lisboa, terminando os risos e lágrimas, nervos, novas responsabilidades, novos amigos, novo idioma, Erasmus.
Hoje, mais do que em muito tempo, custa-me pensar nisso. Hoje, que nem esteve um dia de sol daqueles que me fazem querer ficar para sempre, que acordei as 6:30h para ter um exame de uma cadeira que até nem me interessa muito, que estive três horas e meia a fazer tempo na universidade para falar com um professor, enfim, que não foi um daqueles dias que só podem acontecer aqui, quero ficar.
Desde que voltei de Portugal que me tenho vindo a acostumar á ideia de que o meu tempo aqui está a acabar. E isso não me tem perturbado porque sinto muitas diferenças de quando cheguei pronta para esta aventura, e sei que no próximo semestre muito mais diferenças ia notar, porque quase todos voltam a casa. Ainda bem que sou das primeiras a ir e não tenho que ir ficando para trás a ver a cidade a ficar vazia. Vou poder sempre recordar os nossos primeiros meses aqui, quando tudo era novidade, tudo era para sempre, tudo era festa.
Só que hoje, a recordação não me chega.



2 comentários:

Deb disse...

Não posso dizer que entendo o que sentes desde que voltaste de Portugal, ou desde que começaste a contagem decrescente para regressar de vez, porque eu nem fui a casa nem volto de vez tão cedo.

Mas posso garantir que entendo o, a meu ver, pouco que os erasmus partilham. Imaginar-me de repente de volta a uma rotina tão "rotineira", tão seca dos trambolhões que só neste "fim de mundo" damos, deve ser...igualmente esvaziante.

E como as palavras, nisto que estamos a viver andamos às voltas para irmos dar a um ponto incerto.

Resta pensar que isto ninguém nos tira... e que só o podemos sentir no nosso íntimo, individualmente, de tão difícil que é partilhá-lo.

Anónimo disse...

Lembro-me de mesmo antes de acabar o meu Erasmus pensar "mais um ano é que era..". Mas não foi, e a vida é mesmo assim, agradece pelo tempo que já ai tiveste :P e daqui a 3 semanas cá estamos todos à tua espera para te fazer sentir de novo em casa.