domingo, 14 de janeiro de 2007

Segundo destino: Valência



Sexta-feira, 12 de Janeiro 2007

5h(!!!): Despertador
Dormi duas horas. Ás 5:30h estava a apanhar um taxi com a Stefania para irmos para o aeroporto, onde nos íamos encontrar com a Ale, o Nuno e o Enrico, e muito rapidamente fazer o check-in porque o voo era as 7h. Era noite cerrada.

7h: Descolagem
Depois de um check-in de "Último minuto" e de uma "última chamada para os passageiros (...)" conseguimos apanhar o avião que ia quase vazio. Uma hora depois aterrávamos em Valência, sem dar tempo nem para ver todo o episódio de Friends que passava no avião.

10h: Desayuno
Conseguimos o quarto misto para seis pessoas como queriamos, na pousada que queriamos. Só podíamos entrar ás 13h, então deixámos as malas e fomos conhecer a cidade. Tomámos um pequeno-almoço óptimo á base de chocolate quente (que aqui é mais espesso que mousse de chocolate) num café muito pequeno na Carrer de la Pau, a rua da nossa pousada. Daí partimos para o centro histórico, passando pela Plaza de la Reina, onde está a Catedral, a Plaza de la Virgen, que tem uma fonte linda, seguimos pela margem do rio seco Turia, que foi transformado num parque, até ás Torres de Serranos, que nos levaram ao Bairro de Carmen.

13h: Almoço
No McDonald's, "imposto" pelo Enrico mas apoiado pela maioria (ou pelo menos, por mim). O sol que fazia convidava a sentar-nos na esplanada da Plaza de la Reina, em frente á Catedral. Ali ficámos duas horas a conversar e a gozar o dia de "primavera". Depois, lutando contra o sono, fomos conhecer o Palacio del Marqués de Dos Aguas e o Museo de Bellas Artes, passando por uma rua cheia de lojas, onde as chicas tentaram hacer un poquito de compras.

18h: Siesta (!!!!)
Finalmente não aguentámos mais e aproveitámos a escuridão do final do dia e o convencer-nos que o pequeno centro histórico da cidade já estava conhecido como desculpa para dormir um bocadinho até ao jantar, no nosso Quarto Verde.

21h: Noche
Acordados mais fresquinhos da siesta, preparámo-nos para a noite, que prometia. A vontade era comer paella, mas os preços dos restaurantes que encontrámos nao permitiram, acabámos por comer num típico restaurante espanhol, com uma sala tão pequena que mais parecia que estávamos na casa de alguém. Nas paredes, imagens de touradas. Comemos super bem: pão, salada, entrada e uma carne estufada acompanhada com batatas fritas. E claro, vinho. Satisfeitos, fomos para o bairro de Carmen, onde estava a animação. Começámos por um bar cubano: o Johnny Maracas. Foi o início perfeito. Depois, sem saber bem para onde ir, mas com vontade de provar a Água de Valencia, entrámos num bar/discoteca chamado Radio City. A vontade de aproveitar a noite era grande, mas estávamos todos cansados, por isso as 3h estávamos na cama.


Sábado, 13 de Janeiro 2007

11h: Desayuno
Desta vez num sítio diferente: na Plaza de la Reina, um café especialista em chocolate, fosse chocolate quente, bombons, bolos... Depois, pusemo-nos a caminho do lado novo da cidade. Atravessámos a Puente de la Exposición e baixámos para os Jardins del Turia, até encontrarmos o Palácio da Música, que infelizmente estava fechado. Mas á frente deste está um pequeno lago, e, claro, está sempre a tocar música. Um sítio espectacular, onde se está lindamente. Continuando pelo parque fomos dar ao Gulliver. Sim, ao Gulliver. É um Gulliver gigante deitado na areia, como preso pelos Liliputianos, e os seus cabelos e roupa sao pequenos (ou grandes!!) escorregas. Então as "crianças" andam ali a divertir-se, como pequenos liliputianos. Logo adiante fica a Cidade das Artes e das Ciências de Valência, um conjunto de cinco edificios do Calatrava, cada um deles representando, á sua maneira, um animal.

14h: Cidade das Artes e das Ciências de Valência
A ideia era ver o máximo possivel mas é preciso mais de um dia para ver tudo. Decidimos visitar só o Oceanografico que demora á volta de cinco horas para ser bem visto. Mas vale a pena!! É lindo. É enorme, está dividido por zonas diferentes, cada uma mais bonita que a outra: o Mar Mediterrâneo, que já me é familiar, os Humedales, um esfera gigante que simboliza a transição entre os ecossitemas terrestre e marino, os climas Temperados e Tropicais, onde há um tunel submarino de 70 metros de cumprimento, o mais largo da Europa, os Oceanos, onde se podem ver tubarões, o Ártico, o Antártico, as Islas, onde os leões marinhos arrotantes dão um espectáculo para todos os visitantes, e o Mar Vermelho.

20:30h: Paella!
No final daquela andança toda só queriamos sentar-nos a comer uma boa paella, apanhámos um taxi e fomos para a zona da praia. Marcámos mesa no restaurante La Pepica e fomos fazer tempo para perto da praia até á hora em que o restaurante abria, olhando para o relógio a cada 5 min porque a fome apertava. Á hora marcada, lá estávamos. Sentámo-nos e abrimos a ementa, prontos a escolher a paella que queriamos. Três queriam uma, e dois queriam outra, e como as doses exigiam um minimo de duas pessoas por paella estava perfeito. Mas quando pedimos, fomos informados que não podia ser. Cada mesa só tinha direito a escolher um tipo de paella, porque naquele dia só estavam com quatro cozinheiros. Claro que o riso e a indignação foi geral, e depois de muita argumentação, o senhor lá foi perguntar aos cozinheiros se davam autorização a que fosse assim. No final, cada um comeu o que quis, e as paellas estavam óptimas!

00h: Água de Valencia
Tinhamos que experimentar! É feita com sumo natural de laranja, cava e vodka. Na Plaza de la Reina entrámos na tasca mais rasca da cidade, onde passeavam cucarachas pela parede. Mas acabou por ser divertidissimo. A água de valencia é óptima!! Ficámos todos super borrachos e íamos sendo expulsos do hostel, mas foi a noite perfeita para despedida.


Domingo, 14 de Janeiro 2007
11:30h: Check-out
Já sem nada para conhecer, separámo-nos em dois grupos: a Ale e o Nuno foram para a zona do porto comprar um regalo de cumple para o pai da Ale, e eu, a Ste e o Enrico ficámos perto do hostel. Só nos voltamos a encontrar no aeroporto, onde as 15h apanhámos o avião de volta para Barcelona, o nosso ponto de encontro.



Foi um óptimo fim-de-semana!!! A repetir.


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, estava aqui a deriva no mundo dos blogs e adorei a tua ideia, acho excelente.Continua!Tens uma nova leitora!*

Luísa